Dermatologia cirúrgica

Biópsia

Procedimento simples que consiste na retirada de um fragmento de pele com bisturi ou punch,seguida do fechamento com pontos. O Material é enviado ao laboratório para análise. Método utilizado para auxiliar nos diagnósticos das doenças.

Cauterização

Tratamento de lesões cutâneas com ácidos, promovendo remoção dos tecidos. A cauterização é muito usada no caso de verrugas virais e algumas lesões queratósicas benignas e pré-malígnas.

Criocirurgia

Técnica de tratamento por congelamento, atualmente realizada por meio do nitrogênio líquido, que diminui a temperatura dos tecidos ou das células. Utilizada amplamente em manchas e queratoses solares da face e das mãos.

Drenagem

Procedimento utilizado com um bisturi para esvaziamento de lesões císticas. É utilizado no tratamento de acne cística, furúnculos e abscessos

Excisão Cirúrgica

Consiste na retirada da pele que contém a lesão, com margem de segurança que varia conforme o tipo de doença. Posteriormente a pele é fechada através de pontos. Utilizada para remoção de pintas, cistos,lipomas,retirada de tumores e cânceres de pele.

Retirada de lesão por shaving

Remoção de lesão utilizando-se lâmina de bisturi ou tesoura fina. A incisão é feita paralelamente à pele, de forma semelhante ao ato de barbear (shaving). O procedimento é ideal para lesões benignas, que elevam-se acima da superfície da pele, como nos casos de nevos melanocíticos intradérmicos, fibromas moles, ceratoses seborricas e verrugas virais.

Unhas

Remoção cirúrgica de unhas encravadas ou pós-trauma como tratamento da doença.